VOLANTINHOS
Volantinhos é um projeto da Companhia Volante voltado para a infância. Uma itinerância lúdica, poética e política, abrindo escuta para o fenômeno do brincar e suas realidades imaginárias. Interessa-nos abrir espaço para as contradições e para a diversidade da infância, a partir da verticalidade da criança e suas narrativas poéticas.
Quais narrativas interessam às crianças? Quais histórias elas contam e compartilham? Quais são as realidades inventadas e narrativas formuladas nos espaços de esquecimento (marginalização cultural e social da criança)? A partir desse mergulho, criamos uma obra performativa, uma peça-brincadeira, fundamentada em histórias e memórias das infâncias do atores, possibilitando uma experiência cênica em que a criança é centro de escuta e impulsiona os adultos presentes a brincar, descobrir e acessar as próprias infâncias junto delas.
Quatro artistas educadores conduzem a dinâmica, explorando as linguagens do teatro, música e dança, inspirados na ideia de mediador-personagem, na qual os jogos partem de uma atmosfera ficcional, que se desdobra a partir do encontro com as crianças participantes e suas escolhas durante a experiência. Uma obra em aberto e uma intervenção no espaço como ocupação de território da infância. No chão, com giz, escrevemos: A PARTIR DAQUI TUDO É CRIANÇA. Através de fitas zebradas, instauramos um espaço em construção e, ao mesmo tempo, um campo de muitas possibilidades para brincadeiras e relações. O que vale nessa experiência é jogar sem medo de perder tempo e aprender com a criança como reinventá-lo.
Atores: Victor Seixas, Lucas Nascimento, Michele Lima Pereira, Padu
Direção: João Pedro Orban
Dramaturgia: Clarice Lissovsky
Direção de arte: Gaya Rachel